quarta-feira, 18 de agosto de 2010

HORÓSCOPO DOS ENGENHEIROS

Engenheiro a gente enxerga de longe. Usa camisa xadrez (para relembrar a folha quadriculada rapidamente rabiscada pela Pentel 0.9), óculos quadrados e, claro, tem testa quadrada. Se pensar demais, ainda é bem alta. Se revolta quando a moça da padaria faz a conta na calculadora do troco do café e explica tratados de estabilidades de construções numa simples viagem ao interior, observando as estradas e edificações construídas por aí – isso quando não conta das estradas que já construiu.

Áries – É o peão de obra diplomado. Ficou tanto tempo usando bota de segurança que hoje se assemelha mais ao peão do que aos engenheiros engravatados que encontra por aí. Para explicar o serviço, dá uma marretada que deixa qualquer um no chinelo. Quando almoça no refeitório, abre o garfo igual a peãozada e inclina o tronco pra reduzir a distância entre o prato e a boca. Depois de um dia subindo e descendo na obra desde as 7 da manhã, vai na academia puxar um ferro ou no judô para descarregar as energias. No final de semana, mexe no carro, pois seu pai foi engenheiro mecânico e lhe ensinou várias formas de envenenar o motor.
Touro – Se o arquiteto chegar com um projeto robusto de concreto colorido aparente, vai ganhar sua confiança logo de cara. O taurino não quer apenas executar, mas ter a certeza que será uma obra bela, que passará pelo seu crivo estético – que não é simples – e ainda deverá ter um controle rígido de todos os gastos da obra. Com os pés (ou as 4 patas de Touro) no chão, é um bom planejador de obra, e cumpridor desse planejamento, pois tudo deverá estar bem justificado na planilha de gastos, até mesmo aquele altar com Nossa Senhora que a peãozada quis fazer sobre a entrada do túnel. Infeliz é aquele que achar que o prazo poderá ser um pouquinho esticado.
Gêmeos – Esse é fácil de identificar. Está falando no Nextel, estourando a franquia de minutos e ainda tem um celular particular (de 2 chips) só para assuntos pessoais. Ele percorre todos os ramos da engenharia, mas jamais naquele em que deve ficar olhando quieto para a tela de um computador aceitando tudo o que o software manda fazer. Pode passar contigo pela mesma grua na estrada todos os dias. Em todos, ele te explicará como será o mecanismo de funcionamento. Se dá bem como porta-voz da empresa e vendedor de qualquer insumo da construção. Não telefone para ele às 17:55 de uma sexta-feira. Seu final de semana ficará comprometido.
Câncer – Ele não é um engenheiro que constrói casa, mas que edifica lares. E nisso há uma diferença gritante. Sua realização não está na economia do concreto ou no salário no final do mês. Está na entrega das chaves para aquelas famílias tão ansiosas por um lar. Um lar que ele construiu, com todo orgulho, dedicação e amor. E nessa hora ele lembra da sua mãe preparando leitinho todas as noites, e sabendo que outras crianças agora terão esse leitinho. Jamais deve ficar em obras no meio do mato, onde se fica longe de casa até 3 meses. Seria chorar de saudades bem baixinho todas as noites.
Leão – Estamos falando do dono da construtora. Ou melhor: incorporadora. A recepção da empresa tem a cadeira Barcelona e sua sala possui diversos diplomas com molduras douradas. Está sempre bem vestido, trata seus visitantes e subordinados com harmonia, mas sempre deixa bem claro quem é que está no comando. Depois de ler esse horóscopo, é capaz que engenheiros leoninos mandem fazer uma escultura de leão em marchetaria, gravar o nome e data de nascimento e colocar na sala de reunião, ou na própria sala, mas visível a todos que entrarem.
Virgem – Esse é o melhor orçamentista que existe. Se você quer saber a quantidade e valores de pregos utilizados para as madeiras do 4º andar, ele te fala. Porém, não se atreva a lhe fazer uma pergunta. Receberá outras 5 como resposta, todas te perguntando sobre documentos, projetos, detalhes construtivos, etc. Seu maior amigo é o MS Project. Jamais deixe-o trabalhando perto do geminiano. Seu detalhismo e concentração o farão surtar. Ele também é um bom engenheiro para lidar com Medicina Ocupacional e Exames Periódicos. Aliás, se não tiver ninguém na empresa pra cuidar dessa parte chata, jogue os papéis na mesa dele e em poucos dias essa área será modelo para outras construtoras.
Libra – O ponderador do zodíaco quer uma estrutura esbelta, mas que seja sólida, resistente, mas que seja barata. E sua missão é ponderar tudo isso. Só tem que tomar cuidado que, com tanta ponderação, o INCC já aumentou novamente. Mas aí, chegará no ponto e saberá o que é o belo e lutará pela introdução de novos designs na engenharia. Gosta de trabalhar mais com materiais de acabamento, tanto em desenvolvimento como especificação. Quando exagerado, poderá querer comprar uma zamioculcas, para colocar na recepção do canteiro de obras, por ser uma folhagem bem resistente, e ainda uma TV de LCD de 42”, para que o visitante possa ver os vídeos do passo-a-passo da obra.
Escorpião – Quando olhar um engenheiro saindo de um buraco para execução de uma nova linha do metrô pela tecnologia NATM, saiba que ele é escorpiano. Dono das profundezas, sempre investigará o que está por vir. Em sondagens, também vai fundo para descobrir matacões e níveis de lençol freático. Na área de avaliação e perícias, é o que vai fundo na investigação das causas de um acidente, por exemplo. Cuidado com ele, pois poderá pegar informações preciosas com o virginiano que ficará preso nos detalhes e não perceberá que o escorpiano colocou tudo isso no próprio relatório, conseguindo uma promoção antes dele. O que ele mais quer fazer em sua vida profissional é esganar o idiota que inventou que o horário de início da obra é as 7 da manhã.
Sagitário – “Precisamos de alguém na divisa do Amazonas e Acre na próxima segunda-feira”. Enquanto todos se escondem embaixo da mesa, o sagitariano se candidata. Ele sabe que lá há uma cachoeira que ninguém conhece e uma tribo indígena que faz um chá incrível. Voltará falando tupi-guarani fluentemente, com especialização em 2 dialetos locais. Ele escolheu a engenharia como uma forma de fazer a aventura acontecer. Seu lugar jamais é dentro do escritório. Adora visitar novos terrenos e entende a incorporação não como uma forma de construir para ganhar dinheiro, mas como uma benfeitoria no local, aprendizado e troca de culturas. Dessa forma, a análise do terreno não fica apenas no Viabil.
Capricórnio – Seu planeta regente é Saturno e seu elemento é Terra. Ou seja: tudo ligado a solo, imóveis e estruturas sólidas. Concreto passa pelas suas veias: grande, pesado e, principalmente, sólido. Está sempre no Ibracon defendendo as estruturas sólidas e altos níveis de cimento em concretos cada vez mais especiais. Pode ser calculista de estruturas, executor, dono de concreteira e, quando tudo isso cansar, vai trabalhar com Retrofit, pois as estruturas antigas são mais robustas, inteligentes e belas que as atuais.
Aquário – Ele está e daqui a pouco não está mais. Adora correr obra o dia todo, falando e passando emails pelo Blackberry. Afinal, a rotina de um escritório é muito chata. Ainda bem que a obra muda todo dia. Também ama trabalhar com softwares. Mas não para fazer o planejamento ou modelar a estrutura que todos fazem. Fica, se for o caso, até mais tarde para inovar em uma estrutura mais esbelta e arrojada, para desespero de Capricórnio. E depois ganhará a amizade de todos com isso. Também pode trabalhar no desenvolvimento de novos softwares, tecnologias e materiais, que os arquitetos vão adorar exibir na próxima edição da Casa Cor.
Peixes – “A obra é um organismo vivo e todos nós somos integrantes dessa egrégora, e fortalecemos a alma da obra com muita luz em cada trabalho que fazemos”. Este emocionante discurso, se não falado para todos os outros engenheiros – uns insensíveis – é pensado e vivido com intensidade. Muitos acham que ele devia ter feito arquitetura. Mas na verdade é inveja por ele conseguir captar a sensibilidade da arte e ver na obra uma missão espiritual. É o melhor amigo do arquiteto e não entende porque há tantas divergências entre as pessoas. Dê-lhe um templo religioso, centro social ou qualquer instituição de caridade para fazer e ele conseguirá agregar todos para a construção do bem comum. Ele incentiva a Terapia Ocupacional: aqueles minutos em que o yogue dará alguns movimentos de respiração, alongamento e meditação antes do trabalho da peãozada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário